Polícia Federal realiza operação contra grupo envolvido com tráfico de drogas sintéticas em Santa Maria

Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria

Polícia Federal realiza operação contra grupo envolvido com tráfico de drogas sintéticas em Santa Maria

Foto: Rafael Menezes (Arquivo)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Springfield, que apura os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais. A ação mobiliza 55 policiais federais para o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, com apoio da Receita Federal e da Susepe. Dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos no início da manhã. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Simultaneamente, são executadas medidas voltadas à descapitalização do grupo criminoso, como sequestros de veículos de luxo, apreensão de bens e o bloqueio de valores em contas bancárias.

A investigação

A investigação teve início em outubro de 2022 com a apreensão de uma encomenda de drogas sintéticas pela Receita Federal. As substâncias foram remetidas do Rio de Janeiro e interceptadas na sede de uma empresa transportadora, na cidade de Santa Maria. A partir desse fato, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência da destinatária da encomenda e interceptou outras quatro remessas ilegais de drogas, entre elas, LSD, Ecstasy, Lança-Perfume e Haxixe. Com o avanço da investigação, foi possível identificar toda estrutura criminosa envolvida no tráfico, controlada por um jovem, de 20 anos, e por sua namorada, de 18 anos de idade.

As drogas eram adquiridas nos grandes centros, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, e enviadas através dos Correios e empresas transportadoras. Os investigados se utilizavam de nomes e endereços de pessoas interpostas (laranjas), que eram pagas para receber as encomendas. Posteriormente, as drogas eram encaminhadas para depósitos provisórios. A comercialização ocorria por aplicativo de mensagens instantâneas e a entrega era realizada por mototaxistas, sob coordenação dos líderes do grupo.

Os investigados utilizavam perfis falsos em redes sociais, e-mails fictícios e cadastros telefônicos em nome de terceiros. Ao se comunicar, utilizavam pseudônimos, geralmente relacionados a personagens de filmes ou desenhos infantis.

Springfield é a cidade onde vivem os personagens da série de TV americana "Os Simpsons". O nome da Operação faz referência a alguns dos pseudônimos utilizados pelo grupo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é preso por tráfico de drogas em Santa Maria Anterior

Homem é preso por tráfico de drogas em Santa Maria

Violão raro é recuperado pela Polícia Civil em Santa Maria Próximo

Violão raro é recuperado pela Polícia Civil em Santa Maria

Polícia/Segurança